Liderança, Sucesso, Auto Suficiência & a Pesquisa Biográfica

Liderança, Sucesso, Auto Suficiência e a Pesquisa Biográfica

Liderança, Sucesso & Auto Suficiência

O tema sobre Liderança, Sucesso na vida, qualquer nível de sucesso, e Auto Suficiência surgiu quando eu  realizava uma pesquisa biográfica na minha própria biografia.

Foi uma inspiração que que recebi, dessas que a gente recebe quando se põe a estudar e a se aprofundar em algum assunto. 

Sabe como é?

Daí surgiu o seguinte pensamento:

“ Só se pode ser Líder, sendo Líder de si mesma(o).”

Esse pensamento surgiu em mim durante uma pesquisa biográfica nos meus primeiros quatro setênios, quando eu buscava identificar se eu havia trilhado um caminho que indicasse um ponto de conexão entre as vivências de cada fase. 

Eu buscava compreender o que a vida vivida podia revelar sobre o tema central da minha história, o propósito, o sentido de estar viva na relação com o que tenho como “tarefa”, com aquilo que cabe a mim realizar, oferecer ao mundo, às outras pessoas, o fio vermelho da minha biografia. 

Conhecer o caminho trilhado, olhando para ele com responsabilidade e abertura suficientes para que haja espaço de acolhimento de toda a história vivida, sem polarizar as memórias que surgem, com distanciamento suficiente para não se deixar envolver, novamente, na profundeza das emoções e sentimentos.

Só assim é possível perceber as transformações e as metamorfoses dos eventos vividos ao longo de nossa vida.

Só assim conseguiremos nos tornar líderes, de si mesma(o), para nos tornarmos líderes em qualquer outro nível de relação com o que temos em nossas vidas (de um projeto, de uma comunidade, de uma organização…).

Nossas escolhas influenciam nosso entorno, o que atraímos para nós, e isso já é assim no nível do pensar.

 

À medida que avançamos em nossa vida, e vamos conquistando consciência de nós mesma(o)s, do que queríamos realizar, dos nossos anseios de vida, nos confrontamos com o resultado de nossas escolhas.

Percebemos o quanto nossas escolhas, mesmo ainda no nível do pensar, influencia nossa vida exterior, o que nos chega, o que se desdobra como resultado no mundo.  

Essa situação, que faz parte da vida de todas as pessoas, nos coloca na condição de questionar o que escolher, que caminho seguir.

Conforme o temperamento da pessoa, essa condição pode levar a paralisia pela dúvida do que fazer, pelo medo de escolher errado, pela raiva em não conseguir mais ser como se era.

As escolhas conscientes nos trazem de volta a possibilidade de realização, de sucesso e  segurança, que conduzem à auto suficiência interior, para gerarmos transformação no mundo externo e com domínio de si mesma(o) alcançar suas metas, seu propósito.

É fundamental sabermos quem somos e o que estamos realizando no mundo, o que faz sentido realizar no mundo.

Ganhamos a vida de presente, para nos desenvolvermos e fazermos algo com sentido nela.

Saber quem somos e compreender o fio vermelho de nossa história é o caminho mais seguro para nos tornarmos conscientes, confiantes e suficientes para escolher o que nos conecta com nosso propósito.

Uma pesquisa biográfica panorâmica, realizada com metodologia estruturada, provoca transformações sutis na nossa percepção da vida e na nossa relação com ela.

Percebemos a coerência em cada passo dado, mesmo naqueles que a princípio nos parecem inadequada(o)s e nos sentimos fortalecida(o)s internamente. Esse sentimento de força interior desencadeia o aflorar de qualidades muitas vezes adormecidas desde muito tempo, mas que nos são próprias nos primeiros setênios:

  • Entusiasmo pela vida.
  • Coragem de ser quem é.
  • Autocontrole para escolhas. assertivas conscientes.
  • Senso de justiça nas ações.
  • Determinação.
  • Vontade com impulso de realizar o bem. 

Uma análise biográfica periódica, anual, é fundamental, essencial, para se ter sucesso na vida, para atuar como líder em sua história, principiando com o domínio da liderança de si mesma(o), por vontade própria se ser quem é, e de ocupar seu lugar no mundo com integridade, com dignidade.

E aí?

  • Seus propósitos são claros?
  • Seus planos são coerentes e organizados?
  • Você se sente autoconfiante, no controle de sua vida?

Então, sinceramente, se você sente que precisa ter domínio sobre suas escolhas, para realizar escolhas mais conscientes e assertivas, se fortalecer internamente como líder de si, ter clareza de seu lugar de contribuição, ter mais confiança em si e na vida.

Então, assuma a liderança de sua vida, de seu sucesso, você merece. Faça um Panorama Biográfico, com a metodologia do Aconselhamento Biográfico.

Para saber mais sobre o Aconselhamento Biográfico, entre em contato, ainda tenho vagas para iniciar o processo biográfico em Dezembro.

Você pode conhecer mais sobre esse trabalho aqui no site da Fluxus Potenciais Humanos  ou me chamando para uma conversa preliminar. 

Aguardo você!

“ Só se pode ser Líder, sendo Líder de si mesma(o).”

Fica a dica: Se você tem 28 anos ou mais, já é hora para tomar as rédias de seu destino. Você pode fazer esse caminho de forma passiva, sem nenhum controle sobre si mesma(o), ou de forma ativa,  e com confiança escolher os próximos passos, com assertividade e isso, o Aconselhamento Biográfico irá lhe proporcionará. Não perca seu tempo.

Compartilhe:

Email
LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Telegram

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *