A Teoria dos Setênios e o Entendimento das Fases da Vida
Para entender a teoria dos setênios precisamos primeiro entrar em contato com alguns conceitos que são bem simples quando inseridos num contexto com sentido. Então vamos lá!!!

Setênios, o que são?
Setênios são ciclos de sete anos que se sucedem ao longo da vida. A teoria dos setênios foi desenvolvida pelo filósofo e pedagogo austríaco Rudolf Steiner (veja a biografia), que nos deixou a Antroposofia como legado, e se dedicou à compreensão do desenvolvimento humano.
Steiner identificou as mudanças de desenvolvimento humano ao longo da vida, as habilidades que potencialmente estão à disposição desse desenvolvimento a cada fase de vida, seus desafios e as oportunidades de crescimento.
“Uma criança de 4 anos está aprendendo a andar de bicicleta, uma criança de 7 anos está neurologicamente pronta para ler e escrever, e uma criança de 12 anos está começando a se interessar por amizades e relacionamentos. Um adolescente de 14 anos está começando a questionar os valores de seus pais, aos 17 anos está tentando descobrir o que quer fazer da vida, e com 20 anos está começando a se tornar independente.”
VEJAMOS AGORA A RELAÇÃO COM O NÚMERO 7 NO CONTEXTO DA HUMANIDADE
A palavra “setênio” vem do latim “septennium“, que significa “período de sete anos“. A ideia de que a vida humana é dividida em ciclos de sete anos já era conhecida por civilizações antigas.
O número sete é um número misterioso e fascinante que tem sido objeto de estudo e especulação por séculos. Ele é um número que nos conecta com o cosmo, com a vida e com o mundo. O sete é um número muito significativo na cultura da humanidade, ele é encontrado em diversas religiões, culturas e sistemas filosóficos.
Na religião, o número sete é frequentemente associado à divindade. Por exemplo, na Bíblia, Deus criou o mundo em sete dias; na mitologia grega, os sete sábios de Delfos eram considerados os mais sábios do mundo, no oriente os sete rishis, sábios guias da humanidade; e no islamismo, os sete céus são as esferas celestes que separam o mundo terreno do mundo divino.
Na cultura, o número sete também é um símbolo de completude e perfeição. Por exemplo, na mitologia grega, os sete mares são os mares que circundam o mundo; na cultura chinesa, os sete picos do Monte Kunlun são considerados o centro do mundo; e na cultura japonesa, os sete samurais são um grupo de guerreiros lendários.
Na filosofia, o número sete é frequentemente associado à razão e à sabedoria. Por exemplo, na filosofia platônica, os sete planetas conhecidos na antiguidade eram considerados os símbolos dos sete planetas da alma; na filosofia aristotélica, os sete humores eram considerados os elementos essenciais do corpo humano; e na filosofia chinesa, os sete chakras são os centros de energia do corpo humano.
Além dos setênios, podemos encontrar a relação da humanidade com o número sete em diversos outros exemplos:
- Na música: a escala diatônica, que é a escala musical mais comum, é composta por sete notas musicais;
- Na matemática: o número sete é um número primo, o que significa que ele só é divisível por um e por si mesmo;
- Na ciência: o sistema planetário solar é composto por sete planetas;
- Na natureza: existem muitas coisas que ocorrem em grupos de sete, como os sete dias da semana, os sete mares, as sete cores do arco-íris, as sete maravilhas do mundo antigo, etc.

No desenvolvimento humano e pessoal, cada setênio é caracterizado por…
Pela teoria dos setênios, cada setênio marca mudanças físicas, psicológicas e sociais relacionadas com a interação com o mundo. Na infância, por exemplo, o foco é o desenvolvimento físico e emocional. Na adolescência, a atenção se volta para a formação da identidade e da autonomia. Já na maturidade, o desafio é encontrar um propósito de vida e contribuir para o mundo.
Nós desenvolvemos novas habilidades a cada setênio.
Ao longo dos setênios, desenvolvemos diferentes habilidades. Na infância, aprendemos a andar, falar e interagir com o mundo ao nosso redor. Na adolescência, desenvolvemos capacidades emocionais para estabelecer limites. Na maturidade, desenvolvemos nossa capacidade de liderança e sabedoria para contribuir no mundo.
Podemos resumir das oportunidades e habilidades a serem desenvolvidas a cada setênio:
- 0 a 7 anos – Desenvolvimento físico e emocional – Formação da personalidade – Desenvolvimento da linguagem – Aquisição de hábitos e valores – Formação da imagem de si e do mundo.
- 7 a 14 anos – Desenvolvimento do corpo e da mente – Formação da identidade – Aquisição de autonomia – Desenvolvimento da capacidade de raciocínio – Formação de valores e princípios.
- 14 a 21 anos – Desenvolvimento da sexualidade – Formação da identidade profissional – Aquisição de independência – Desenvolvimento da capacidade de tomar decisões – Formação de relacionamentos maduros.
- 21 a 28 anos – Consolidação da identidade profissional – Desenvolvimento da capacidade de liderança – Aquisição de estabilidade emocional – Desenvolvimento da capacidade de planejamento – Formação de relacionamentos duradouros.
- 28 a 35 anos – Busca por significado e propósito na vida – Desenvolvimento da capacidade de autorrealização – Aquisição de equilíbrio entre vida pessoal e profissional – Desenvolvimento da capacidade de lidar com conflitos – Formação de relacionamentos saudáveis.
- 35 a 42 anos – Contribuição para o mundo – Desenvolvimento da capacidade de generosidade – Aquisição de sabedoria – Desenvolvimento da capacidade de reflexão – Formação de relacionamentos significativos.
- 42 a 49 anos – Reavaliação da vida – Desenvolvimento da capacidade de resiliência – Aquisição de maturidade – Desenvolvimento da capacidade de perdoar – Formação de relacionamentos autênticos.
- 49 a 56 anos – Conexão com o mundo – Desenvolvimento da capacidade de empatia – Aquisição de sabedoria prática – Desenvolvimento da capacidade de viver o presente – Formação de relacionamentos harmoniosos.
- 56 a 63+ anos – Resgate do passado – Desenvolvimento da capacidade de aceitação – Aquisição de plenitude – Desenvolvimento da capacidade de se conectar com o sagrado – Formação de relacionamentos amorosos.
Considere:
- As habilidades e oportunidades de desenvolvimento apresentadas são gerais e podem variar de acordo com cada indivíduo.
- O desenvolvimento humano é um processo contínuo, que ocorre em todas as fases da vida, portanto é importante estarmos aberta(o)s a novas experiências e oportunidades de crescimento, em todas as etapas da vida.
Cada setênio traz consigo seus próprios desafios. Na infância, o desafio é aprender a lidar com as mudanças e a desenvolver a autonomia. Na adolescência, o desafio é encontrar o nosso lugar no mundo e lidar com emoções intensas. Já na maturidade, o desafio é lidar com as perdas e encontrar um novo sentido para a vida.
Quais os desafios que enfrentamos a cada setênio?
- 0 a 7 anos – Dependência dos pais – Integração do corpo e da mente – Formação da personalidade – Desenvolvimento da linguagem – Aquisição de hábitos e valores.
- 7 a 14 anos – Formação da identidade – Aquisição de autonomia – Simpatias e Antipatias- Desenvolvimento da capacidade de raciocínio – Formação de valores e princípios – Conflitos com os pais – Bullying.
- 14 a 21 anos – Busca por identidade profissional – Aquisição de independência – Desenvolvimento da capacidade de tomar decisões – Formação de relacionamentos maduros – Crises de identidade – Pressão para o sucesso.
- 21 a 28 anos – Consolidação da identidade profissional – Desenvolvimento da capacidade de liderança – Aquisição de estabilidade emocional – Desenvolvimento da capacidade de planejamento – Crise dos talentos ou aptidões – Relacionamentos amorosos.
- 28 a 35 anos – Busca por significado e propósito na vida – Desenvolvimento da capacidade de auto realização – Aquisição de equilíbrio entre vida pessoal e profissional – Desenvolvimento da capacidade de lidar com conflitos – Crise de autenticidade – Infertilidade.
- 35 a 42 anos – Contribuição para o mundo – Desenvolvimento da capacidade de generosidade – Aquisição de sabedoria – Desenvolvimento da capacidade de reflexão * Crises de meia-idade – Perda de entes queridos.
- 42 a 49 anos – Reavaliação da vida – Desenvolvimento da capacidade de resiliência – Aquisição de maturidade – Desenvolvimento da capacidade de perdoar – Declínio de saúde – Reforma íntima.
- 49 a 56 anos – Conexão com o mundo – Desenvolvimento da capacidade de empatia – Aquisição de sabedoria prática – Desenvolvimento da capacidade de viver o presente – Envelhecimento – Perda da capacidade física.
- 56 a 63+ anos – Resgate do passado – Desenvolvimento da capacidade de aceitação – Aquisição de plenitude – Desenvolvimento da capacidade de se conectar com o sagrado – Aposentadoria – Morte de entes queridos.

Vale observar que:
- Os desafios apresentados são gerais e podem variar de acordo com cada indivíduo.
- O desenvolvimento humano é um processo contínuo, que ocorre em todas as fases da vida.
- É importante estar aberto a novas experiências e oportunidades de crescimento, em todas as etapas da vida.
E que:
Algumas qualidades de desafios são comuns a todos os setênios, confira os mais evidentes:
- Desenvolvimento físico e emocional – Em todas as fases da vida, é importante cuidar do corpo e da mente. Isso inclui hábitos saudáveis de alimentação, exercícios físicos, descanso e lazer. Também é importante desenvolver habilidades emocionais, como autoconhecimento, inteligência emocional e resiliência.
- Formação da identidade – Em todas as fases da vida, é importante construir uma identidade sólida. Isso inclui entender quem somos, o que queremos da vida e o que faz sentido ser vivido.
- Relacionamentos – Em todas as fases da vida vamos nos relacionar com pessoas, então é importante ter relacionamentos saudáveis. Isso inclui relacionamentos familiares, amorosos, de amizade e profissionais.
- Crises – Em todas as fases da vida, vamos enfrentar mudanças, será preciso abrir mão do que não serve mais, e isso pode causar crises. Essas crises podem ser oportunidades de crescimento e desenvolvimento ou motivo de estagnação.
Cada setênio é marcado por mudanças físicas, psicológicas e sociais.
Mudanças físicas
- Na infância, o corpo cresce e se desenvolve rapidamente.
- Na adolescência, o corpo passa por mudanças hormonais que levam ao desenvolvimento sexual.
- Na maturidade, o corpo começa a envelhecer e a perder sua força e vitalidade.
Mudanças psicológicas
- Na infância, a criança desenvolve sua capacidade de pensar, sentir e se comunicar.
- Na adolescência, o adolescente começa a questionar as coisas e a buscar sua própria identidade.
- Na maturidade, o adulto desenvolve sua capacidade de julgamento e reflexão.
Mudanças sociais
- Na infância, a criança aprende a interagir com outras pessoas e a se adaptar ao mundo ao seu redor.
- Na adolescência, o adolescente começa a formar seus próprios relacionamentos e a se afastar da família.
- Na maturidade, o adulto assume responsabilidades e se torna um membro ativo da sociedade.
Implicações práticas
- Na infância, os pais podem ajudar seus filhos a se desenvolver física e emocionalmente, fornecendo um ambiente seguro e estimulante.
- Na adolescência, os adultos podem ajudar os adolescentes a encontrar seu lugar no mundo e a lidar com emoções intensas.
- Na maturidade, os adultos podem encontrar um propósito de vida e contribuir para o mundo.
Podemos ordenar as habilidades adquiridas pelo ser humano a cada ciclo de sete anos:
1- Setênio da infância (0-7 anos)
- Habilidades físicas: Desenvolvimento do corpo e das habilidades motoras e Aprendizado de novas habilidades, como andar, falar e escrever.
- Habilidades emocionais: Desenvolvimento da afetividade e das relações sociais e Aprendizado de como lidar com as emoções.
- Habilidades cognitivas: Desenvolvimento da capacidade de pensar, aprender e resolver problemas.
2- Setênio da pré-adolescência (7-14 anos)
- Habilidades físicas: Continuação do desenvolvimento do corpo e das habilidades motoras e Mudanças físicas relacionadas à puberdade.
- Habilidades emocionais: Desenvolvimento da identidade e da autonomia e Aprendizado de como lidar com as emoções intensas.
- Habilidades cognitivas: Desenvolvimento da capacidade de raciocínio lógico e abstrato.
3- Setênio da adolescência (14-21 anos)
- Habilidades físicas: Conclusão do desenvolvimento do corpo e das habilidades motoras e Mudanças físicas relacionadas à maturidade sexual.
- Habilidades emocionais: Consolidação da identidade e da autonomia e Aprendizado de como lidar com as relações sociais complexas.
- Habilidades cognitivas: Desenvolvimento da capacidade de julgamento e reflexão.
4- Setênio da juventude (21-28 anos)
- Habilidades físicas: Corpo maduro e atlético.
- Habilidades emocionais: Consolidação da identidade e da autonomia e Aprendizado de como lidar com a responsabilidade e o compromisso.
- Habilidades cognitivas: Desenvolvimento da capacidade de planejamento e organização.
5- Setênio da idade adulta (28-35 anos)
- Habilidades físicas: Corpo em bom funcionamento.
- Habilidades emocionais: Aprendizado de como lidar com o estresse e as responsabilidades e Consolidação da identidade e da autonomia.
- Habilidades cognitivas: Desenvolvimento da capacidade de liderança e tomada de decisão.
6- Setênio da meia-idade (35-42 anos)
- Habilidades físicas: Começo do declínio físico.
- Habilidades emocionais: Aprendizado de como lidar com as mudanças físicas e emocionais e Consolidação da identidade e da autonomia.
- Habilidades cognitivas: Desenvolvimento da capacidade de compreensão e empatia.
7- Setênio da velhice (42-49 anos)
- Habilidades físicas: Declínio físico mais acentuado.
- Habilidades emocionais: Aprendizado de como lidar com a perda e a morte e Consolidação da identidade e da autonomia.
- Habilidades cognitivas: Desenvolvimento da capacidade de sabedoria e reflexão.
8- Setênio da Resiliência (49 a 56 anos)
- Sabedoria prática: o indivíduo adquire sabedoria prática, baseada em suas experiências e conhecimentos.
- Perdão: o indivíduo aprende a perdoar a si mesmo e aos outros, o que o ajuda a liberar emoções negativas e a viver com mais paz e harmonia.
- Reavaliação da vida: o indivíduo faz uma pausa para refletir sobre sua vida até o momento, e para definir novos objetivos e prioridades.
- Autoconhecimento: o indivíduo começa a olhar para si mesmo com mais profundidade, questionando seus valores, crenças e atitudes.
9- Setênio da Realização (56 a 63 anos)
- Conexão com o mundo: o indivíduo se sente mais conectado com o mundo ao seu redor, e com o sentido da vida.
- Apreciação do presente: o indivíduo aprende a apreciar o presente, e a viver a vida com mais plenitude.
- Empatia: o indivíduo desenvolve a capacidade de se colocar no lugar do outro, e de compreender suas perspectivas e sentimentos.

Os Setênios e as Oportunidades que nos proporcionam!
Segundo a teoria dos setênios, cada setênio também nos proporciona oportunidades de crescimento.
Por exemplo: Na infância, temos a oportunidade de explorar o mundo e aprender coisas novas, aprender a lidar com o corpo e seus limites, aprendemos regras sociais. Na adolescência, temos a oportunidade de descobrir quem somos e com o que nos identificamos e o que queremos seguir na vida. Já na maturidade, temos a oportunidade de contribuir para o mundo e deixar nossa marca.
A cada setênio nos desenvolvemos a partir de como superamos os desafios encontrados, de como nos apropriamos das oportunidades que recebemos. Então, podemos dizer que a cada setênio ganhamos presentes, novas capacidades que ser]ao fundamentais para as fases seguintes de nossa vida.
Porém, no turbilhão das emoções e da vida de sentimentos, geralmente a maioria dessas novas capacidades adquiridas ao longo da vida passam desapercebidas de tão naturais que são ou por não termos um caminho de autoconhecimento profundo o suficiente que nos permita entender nossos padrões de comportamento e nossas crenças.
Por tudo isso fica clara a importância de se conhecer o que acontece em nossa biografia.
Conhecer o ciclo dos setênios pode nos ajudar a entender melhor as mudanças que estamos passando e a aproveitar as oportunidades que cada fase nos oferece. Também pode nos ajudar a lidar com os desafios de cada setênio de forma mais saudável e nos preparar para o que enfrentaremos nas próximas fases da vida.
Aproveite a sabedoria da Teoria dos Setênios:
- É preciso que a pessoa seja sempre ela mesma, mas saber das mudanças da vida e do corpo para pode tirar proveito de todas as fases.
- As condições básicas para o bem-estar são: sentir o corpo e agir de acordo com isso;
- Compreender as fases ou ciclos da vida é importante para aprendermos mais sobre nós mesmos e sobre o outro.
E o que fica de tudo isso é !
A teoria dos setênios é uma ferramenta que pode nos ajudar a compreender melhor o processo de desenvolvimento humano. Ao aprofundarmos nessa teoria podemos conhecer os ciclos que se sucedem ao longo da vida, podemos nos preparar para as mudanças e aproveitar melhor as oportunidades que cada fase nos oferece para nos direcionarmos conscientemente à busca de uma vida mais harmônica.
É importante ressaltar novamente que essa ordenação é uma referência geral ao desenvolvimento humano. No desenvolvimento pessoal, cada indivíduo é único e desenvolve suas habilidades de forma diferente, dependendo de suas experiências, oportunidades, influências externas, do lugar de nascimento, da educação e tradições familiares, além de fatores genéticos – hereditários.
Avançar na vida, realizar metas, satisfazer-se em sua relação com sua atuação no mundo é de resultado de conhecer-se muito bem, saber suas reações diante dos desafios da vida e definir suas ações, no presente, diante da clareza de onde você almeja chegar no futuro.
Espero que esse texto seja útil para você, que traga um caminho de autoconhecimento e que você consiga dar passos na sua jornada individual de desenvolvimento, como líder de si mesma(o).
No Aconselhamento Biográfico podemos aprofundar mais seu entendimento de si mesma(o) e de sua história.
Para saber mais sobre As fases da vida e entender sua história, sugiro que você leia o livro Tomar a Vida nas Próprias Mãos, (você o encontra clicando sobre o nome do livro.)
Pense nisso
“Tudo o que nós vividamente imaginamos, ardentemente desejamos, sinceramente acreditamos e entusiasticamente colocamos ação, inevitavelmente tornar-se-a realidade.”
Joseph Murphy
Fica a dica: Use o resumo do guia para a autoliderança e o sucesso. Com ele você pode refletir sobre a própria vida e o próprio desenvolvimento.
As perguntas podem lhe ajudar a identificar áreas de crescimento e a tomar decisões importantes:
Primeiro setênio (0 a 7 anos): Como me desenvolvi física e mentalmente?
Segundo setênio (7 a 14 anos): Como eu me sentia em relação a segurança e confiança neste período?
Terceiro setênio (14 a 21 anos): Como eu idealizava minha realização na vida, o que eu queria dela?
Quarto setênio (21 a 28 anos): De que forma construí minha independência?
Quinto setênio (28 a 35 anos): Estive ou estou feliz com minha vida?
Sexto setênio (35 a 42 anos): Estou fazendo a diferença no mundo como desejei?
Sétimo setênio (42 a 49 anos): Estou me preparando para a próxima fase da vida?
Oitavo setênio (49 a 56 anos): Quais são os galhos secos de minha árvore, os quais tenho de cortar para que os novos brotos possam aparecer?
Nono setênio (56 a 63 anos): Como estou cuidando do corpo, da memória, dos órgãos dos sentidos?
E, se precisar de ajuda qualificada, me chame! Eu posso ajudar você.

Uma resposta