Meu convite é que você possa olhar para a sua própria história, encontrar o seu ritmo e o caminho, que são únicos. Então, que tal se conectar também com o que me trouxe até aqui?
Olá, eu sou a Fernanda, atuo como Consultora Biográfica e com Curadoria do Tempo. E essa é minha história, de forma breve, para que você possa me conhecer melhor!
Acredito que tudo o que a gente faz já está em nós e encontramos fora um caminho correspondente que desperta o que já existe do lado de dentro, foi o que aconteceu comigo!
As coisas que eu sempre gostei envolvem mais o ser humano e a vida. Desde pequena tenho um encantamento pela natureza, me formei como bióloga, segui a carreira acadêmica e me tornei doutora em Botânica.
A biologia é natureza pura, nos aprofundamos muito mais com o universo dos animais, plantas, minerais, e me atraía o ser humano como observador disso tudo.
Toda essa trajetória me trouxe substrato para compreender o existir do ser humano e o caminho único e essencial de cada um.
Paralelamente ao meu desenvolvimento profissional, algo que sempre busquei intensamente é o autoconhecimento.
Aliar a minha vida com a compreensão da minha natureza de ser humana. Vivenciei na minha trajetória muitas práticas que trazem equilíbrio para o ser humano. Em cada desafio e inquietação que atravessei, buscava terapias naturais para dar suporte e em cada uma conhecia mais sobre mim e obtinha ferramentas de autodesenvolvimento.
O que me trouxe uma nova perspectiva na vida, que se mostrou mais compatível com meus maiores anseios, foi romper com o ritmo compulsório e dar as mãos ao meu próprio ritmo.
Percebi que à medida que fui entendendo mais de mim, fui entendendo mais dos outros – a gente pode se reinventar em diferentes caminhos, experimentar. E isso é a evolução em curso.
O mesmo fio ligava vários assuntos em vários momentos da minha história – me entender para ser melhor, e assim contribuir com o desenvolvimento das pessoas.
Tenho um olhar observador, curioso, de pesquisadora e minha trajetória na educação passar por diferentes ambientes, por metodologias e faixas etárias diferentes, foi um prato cheio de aprendizados.
Depois da Universidade atuei no Jardim de Infância, com a Pedagogia Waldorf. O currículo é humanizado, voltado para o desenvolvimento da criança como um todo, suas fases de apropriação física alinhadas ao desenvolvimento neurológico. E, eu me identifiquei ainda mais com o humano.
Foi após esse período, que meu desejo de dar forma, expressar essa essência, foi além das feltragens, pinturas e coloração pessoal, que estavam me fascinando. Integrei minha vontade de criar, as experiências, aprendizados e criei meu primeiro projeto voltado para o desenvolvimento humano.
Na Slow Life, usei minha bagagem para dar aos outros a própria capacidade de se desenvolver. A Slow foi um movimento tímido, mas na direção certeira. Podemos dizer, um ensaio, um experimento de uma nova possibilidade de atuar no mundo.
A proposta era cada um encontrar o seu próprio ritmo, entendê-lo e respeitá-lo. Conduzir-se na vida com consciência, clareza e respeito – isso é sustentabilidade! Uma visão que, biologicamente falando, favorece a existência.
Ainda me faltava sentir a confiança de estar preparada para seguir nessa jornada. E dei mais um passo!
Ao buscar o Certificado* da Formação como Aconselhadora Biográfica fui me apropriando das capacidades, desenvolvendo e refinando habilidades, reconhecendo cada vez mais como verdade o caminho que se mostrava na minha vida, diante de mim, me autorizando seguir nele.
E então nasce a Fluxus Potenciais Humanos, uma história que pode ser escrita junto à sua! Eu tenho uma hipótese validada de que você pode ser uma melhor versão de si, você vai querer viver essa experiência?
* Eu sou Aconselhadora Biográfica formada pela Escola Trinus Formação Biográfica-RJ e Membro da ABAB – Associação Brasileira de Aconselhadores Biográficos.
” Nada precisa mudar na vida cotidiana de quem busca se desenvolver através desse caminho. De forma alguma poderá tornar-se, por isso, alheio à vida. Será, isso sim, capaz de ocupar-se mais intensamente dessa ‘vida’ ao longo do dia por haver adquirido, em seus momentos de recolhimento e calma interior, uma ‘vida superior’. E, pouco a pouco, essa ‘vida superior’ exercerá influência sobre a vida cotidiana. Sim, a calma dos momentos de recolhimento terá efeito também na vida cotidiana … Algo no interior se modificará e ao invés de lamentar a auto insuficiência, determinará persistência em realizar as ‘tarefas’ da vida da melhor maneira possível. “
Rudolf Steiner
© 2024 – Fluxus Potenciais Humanos – Todos os direitos reservados💜 Criado com a Base Inicial.