Em Cada Crise (pelo menos) 1 Oportunidade Oculta: Mude seu ponto de vista.

Image em preto e branco com um bela mulher morena, de perfil, com cabeça levemente erguida. Ela tem cabelo escuro, levemente ondulado, curto e penteado para a nuca. Tem uma argola grande e brilhante na orelha esquerda. Na imagem ela aparece da altura do seio para cima, ocupando praticamente toda a altura da foto. Ela está voltada para a esquerda e usa uma regata preta, justa, com um decote arredondado. O fundo da foto em desfoco, com tons de cinza claro e manchas brancas. Na base da foto tem uma frase em letras grades na cor rosa pálido. A frase é: "Crise e Oportunidade"

VEJA COMO RELACIONAR CRISE, OPORTUNIDADE E DESENVOLVIMENTO

Certamente a ideia de “crise como oportunidade de desenvolvimento e melhoria de vida” é uma perspectiva intrigante. Ela existe em culturas milenares e quando nos abrimos para entendê-la, ela se torna bastante interessante e possível.

Em chinês a palavra crise é comporta por dois caracteres (ideogramas): O primeiro representa “Perigo” e o segundo representa “Oportunidade”.

CRISE = PERIGO + OPORTUNIDADE

Quadrado com fundo rosa antigo pálido com a palavra crise em letras maiúsculas, em branco centralizada no topo do quadrado. Na base do quadrado, também centralizada a frase "em Chinês", em branco. E no centro do quadrado, um retangulo branco com doi deogramas chineses, o primeiro, mas a esquerda que quem olha o ideograma de "Perigo" e o segundo, a direita de quem olha, o ideograma de Oportunidade. Abaixo de cada ideograma está escrita a palavra correspondente. As palavras e os ideogramas são em preto.

 

Essa representação é muito intrigante não é mesmo?

‘Perigo’ e ‘Oportunidade’ juntos, compondo a palavra ‘Crise’. Essa junção Perigo+Oportunidade é muito precisa e preciosa, é o reconhecimento das duas forças que uma crises pode provocar.

Dor, sofrimento, escuridão e ao mesmo tempo, luz, desenvolvimento, possibilidades.

 

Como diz John F. Kennedy

Em uma crisem esteja consciente do perigo, mas também identifique a oportunidade”.

 

Então antes de iniciarmos, receba todo esse conteúdo com o coração aberto, e acolha esta mensagem como uma possibilidade, simplesmente uma possibilidade em sua vida.

Não cobre nada de si mesma. Apenas acolha o que a mensagem do conteúdo como uma oportunidade e deixe ressoar.

Não rejeite de primeira, leia até o fim e perceba com ressoa dentro de você.

 

Aprender a olhar para sua história pode fazer toda a diferença na habilidade de reconhecer “OPORTUNIDADES” durante as crises e superá-las com mais rapidez e menos impacto negativo sobre você.

 

Vou mostrar para você alguns exemplos que vão ajudar na relação com essa ideia.

Convido você a colocar atenção em como a crise pode ser encarada como uma oportunidade de desenvolvimento através da resiliência, inovação e solidariedade.

Perceba como é possível transformar desafios em oportunidades e alcançar progresso em diferentes âmbitos da sua vida

Vamos lá ?

Mudanças de estilo de vida e sustentabilidade:

As crises podem levar as pessoas a repensarem seus hábitos e adotarem estilos de vida mais sustentáveis, a buscar maior adequação da sua atividade no mundo, mudanças de lugar, mudança de emprego, mudança de estado civil.

Por exemplo, em relação aos seus hábitos, o aumento da conscientização sobre os impactos ambientais pode impulsionar a busca por energias renováveis, redução do consumo de recursos naturais e adoção de práticas de reciclagem.

Essas mudanças podem levar a uma melhoria da qualidade de vida no longo prazo, tanto em nível individual quanto em nível global.

Com relação a estado civil, por exemplo, descobrir uma traição pode gerar um grande impacto emocional e queda na autoestima, mas, pode ser a chance de se libertar de uma situação conjugal inconsistente, muitas vezes tóxica, onde você não é devidamente valorizada.

A descoberta de uma situação assim é um convite para você ficar de frente a si mesma, e ser mais valorizada. Em primeiro lugar por você!

Às vezes, inicialmente, a gente mergulha em um processo de dor e de dificuldade, mas depois de um certo tempo aquela situação se apresenta de uma forma positiva, deixando emergir um aprendizado valioso que fortalece você para os desafios do futuro.

É sempre possível se beneficiar da travessia por crises

Solidariedade e resiliência:

Crises frequentemente despertam a solidariedade e a união entre as pessoas.

Comunidades se unem para ajudar aqueles que estão passando por dificuldades, criando redes de apoio e promovendo a resiliência e confiança.

Essa conexão humana fortalece os laços sociais e pode resultar em melhorias significativas na qualidade de vida, mesmo diante das adversidades.

Não é atoa que hoje em dia todo trabalho humanizado, no virtual e fora dele, tem uma comunidade onde quem participa recebe apoio e apoia, para que as experiências compartilhadas possam gerar fortalecimento tanto em quem compartilha, como em que se identifica.

O sentimento de pertencimento e de poder contribuir para o bem transforma dor e sofrimento em coragem e persistência, em meio aos desafios.

Visite nossa comunidade de apoio para o caminho de desenvolvimento de mulheres, no Facebook – Mulheres Donas de Si.

Transpor as crises pode ser bem dolorido

Desenvolvimento tecnológico:

Crise pode acelerar o desenvolvimento e a adoção de novas tecnologias.

Por exemplo, durante a pandemia de COVID-19, houve um rápido avanço na telemedicina, trabalho remoto, ensino escolar à distância, comércio eletrônico, comunicação facilitada com quem está longe.

Essas mudanças impulsionaram a transformação digital em várias indústrias, gerando oportunidades de desenvolvimento e melhorias na qualidade de vida em todo o mundo.

A crise da Covid – 19, nos trouxe dor, perdas irreparáveis de pessoas queridas, abalos emocionais, tristeza e muita insegurança, mas, também nos trouxe um novo olhar para possibilidades nunca antes pensadas pela maioria das pessoas.

Crises geram mudanças positivas na sua história de vida

Empreendedorismo e startups:

Em tempos de crise, surgem diversas oportunidades para empreendedores que identificam lacunas no mercado e criam soluções inovadoras.

Muitas empresas de sucesso, como Airbnb e Uber, foram fundadas durante crises econômicas, aproveitando as necessidades emergentes e oferecendo novos modelos de negócios.

O mesmo é visto para empreendedoras individuais, que estão inovando e se estabelecendo no mercado de trabalho de forma autônoma a partir da própria experiência no enfrentamento de crises e na superação de si mesma.

Essas mulheres olharam para o que a crise trouxe como oportunidade, como uma nova capacidade pessoal.

Reinvenção profissional:

Ainda dentro desse contexto, durante o período das 3 grandes crises biográficas, muitas pessoas aproveitam a oportunidade para repensar sua forma de atuar no mundo, a coerência entre os valores e o sentido que sua carreira tem para sua vida e buscar novas oportunidades, mais alinhadas com seus propósitos.

As crises podem estimular a criatividade e a inovação, levando à descoberta de novas áreas de atuação e à busca por habilidades e competências adicionais alinhadas aos seus valores essenciais.

As Crises Libertam

Quando você consegue identificar nas crises vividas o potencial de transformação que cada uma delas traz para sua vida, crises realmente passam a ser efetivas oportunidades de fazer da vida o que se deseja, de ter liberdade de escolha e não viver a mercê da escolha das outras pessoas.

E sob esse ponto de vista, crises podem libertar você.

Como conseguir esse novo olhar ?

Ao revisitar nossa história de vida, a partir de uma metodologia estruturada e específica, que a Consultoria Biográfica apresenta, você perceberá e encontrará, com a correta condução profissional, exemplos de momentos em que enfrentou adversidades e conseguiu uma maneira de seguir em frente.

Você já passou por vários momentos de desafios, por uma ou outra crise e está aí hoje. Estruturar a sua linha da vida, encontrando nela o fio vermelho que caracteriza a sua forma de lidar com o mundo, lhe ajudará a entender sua força e sua maneira de transpor os obstáculos do caminho.

Você pode usar essa força interior para enfrentar os desafios atuais e os futuros, se fortalecer e acordar para suas próprias habilidades e assim encontrar oportunidades para prosperar.

Então, se você tem interesse em descobrir a oportunidade por de trás das crises que você enfrentou, enfrenta ou enfrentará em sua vida. Conte comigo nesta jornada, posso te auxiliar com meu trabalho.

"Dê atenção para tudo o que chega até você, pois nada chegará em tempo errado e se você não der atenção a cada coisa que chega até você, pode demorar muito para a vida lhe dar outra chance. A hora é agora! "

Fica a dica: Ter um caderno próprio para anotar à mão as suas memórias, desde a primeira lembrança, vai ajudar você a lembrar mais em mais sobre sua história de vida.

O escrever com a mão estimula o mergulho interior e desperta lembranças adormecidas. 

Invista mais na escrita manual!

Compartilhe:

Email
LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *